sábado, 28 de janeiro de 2012

O PRIMEIRO DIA

Começou!
         Quinta feira, 26-01-2012 foi a data que marcou o inicio dos trabalhos da seleção pernambucana de handebol cadete nos naipes masculino e feminino, visando os titulos da liga nordeste, que será disputada na cidade de João Pessoa entre os dias 23 e 27 de abril e do campeonato brasileiro de seleções cadete que será disputado entre os dias 2 e 6 de agosto de 2012, ainda sem local definido.
         O Complexo Esportivo Santos Dumont, foi a sede escolhida pela organização do evento, por tratar-se de um espaço centralizado e com toda a infraestrutura necessária para que atletas e treinadores pudessem desfrutar de um aparelho esportivo de qualidade, a exemplo do ginásio e dos espaços físicos adjacentes. Cerca de 75 atletas, de ambos os sexos, e com faixa etária situada entre 14-16 anos, foram pré-selecionados em suas regiões e enviados por seus treinadores ao evento, que conta com o apoio da Federação pernambucana de Handebol e da secretaria de esportes de base e rendimento do governo do estado.
         Entre as comissões técnicas, temos algumas mudanças importantes. Os treinadores principais seguem sendo Cristiano Rocha, (dono de um cartel invejável de títulos brasileiros, à frente das equipes escolares dos Colégios Anglo Líder e São Jorge, bem como à frente do Clube Português do Recife) e Marcio Bezerra, técnico da Seleção Brasileira Junior Masculino, que tem colecionado, entre outros títulos, os de Bicampeão Brasileiro Junior e Tetra no adulto, pelo Clube Português do Recife.
         Completando e qualificando a comissão, temos a presença dos jovens treinadores, Ramon Guimarães e Rômulo Lins, o “canhoto”, que tem despontado nos trabalhos de base à frente da equipe sub-15 no colégio Imaculado Coração de Maria e do Clube Português, conquistando títulos e importantes colocações nos campeonatos de nível regional e nacional. Além destes, o diferencial nesta edição do Acampamento, foi à presença de uma equipe multidisciplinar, composta por recreadores, equipe de mídia (esta que vos fala) psicólogos e outros treinadores (João Carlos – Olinda, Ismael – Venturosa, Wandson Silva – Sertânia, e o professor Cid-Jaboatão) visando dar um salto qualitativo no processo seletivo, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2012, no Santos Dumont. É o Handebol de Pernambuco, rumo à reconquista do nordeste e do Brasil!

O PRIMEIRO DIA DOS TRABALHOS: MÃO NA MASSA!
         O primeiro dia começou com a recepção dos atletas e sua disposição nos respectivos alojamentos. Logo em seguida, os professores Márcio Bezerra e Cristiano Rocha e o diretor técnico da Federação Pernambucana de Handebol, Vinícius Macieira, falaram da importância do handebol  pernambucano no cenário nacional, mencionando alguns títulos conquistados, bem como os atletas e treinadores que tem sido revelados sobretudo nos últimos 8 anos.
         Ao fim das reuniões, as seleções masculina e feminina puseram a mão na massa! Rômulo, o assistente da seleção masculina iniciou as atividades do grupo ministrando um treino relacionado à conscientização dos alunos sobre a importância do treinamento de força na vida do atleta de alto nível. O treino aconteceu na sala de musculação do Santos Dumont, e foram apresentados alguns trabalhos de musculação específicos para o handebol, visando aprimorar algumas qualidades, como de força de salto e confronto.
         À noite, o técnico da seleção masculina, Márcio Bezerra, iniciou os trabalhos com bola, enfatizando as relações de Ataque entre os postos específicos (jogo fragmentado) e jogo de continuidade (igualdade numérica), além de ações básicas para identificar os potencias individuais de ataque. Sua principal preocupação neste momento, conforme dito pelo próprio treinador consiste em: “fazer uma espécie de peneira, no intuito de analisar quem pode encaixar-se melhor em cada função especifica, bem como adaptar-se a outras funções em quadra, que não a sua de origem”. A seleção masculina terminou a noite com um balanço do primeiro dia, entre treinadores e atletas, seguido de uma dinâmica de grupo, com um profissional indicado pela ESEF, visando um melhor entrosamento entre todos os participantes.
         Entre as meninas, a mesma fórmula de sempre: pouco papo e muito trabalho. Esta e a dinâmica do professor Cristiano, que começou a rotina da seleção feminina com treinamentos em postos específicos de ataque e defesa, com trabalhos enfatizando a situação real de jogo e os confrontos por posição. Observa-se que na seleção feminina, o fator entrosamento não será problema no ano de 2012, uma vez que a mesma é composta por várias atletas que compunham a equipe no ano passado, situação um pouco diferente da seleção masculina, que terá de encontrar um sistema eficaz, bem como “uma cara de equipe” neste primeiro momento.
         Nesta sexta começa o segundo dia de treinamentos da seleção. O inicio das atividades está programado para as 8 da manhã, e as equipes treinarão em 2 expedientes: o primeiro das 8 as 12, e o segundo das 13:30 as 19 horas. Em breve postaremos novidades sobre o segundo dia de treinamentos das equipes.

Fotos do dia 

A seleção feminina, comandada por Cristiano Rocha (c) tem seu primeiro encontro


O primeiro dia foi de ralação na Seleção Masculina...

Antes do trabalho, a apresentação da dupla, Marcio Ferreira (d)
e Romulo Lins (e)


Um comentário:

  1. Este post pode ser melhor visualizado no Blog dE Vinicius Macieira (LINK DO LADO DIREITO)em um post de titulo alem da alegria (ou algo semelhante a isso...)

    ResponderExcluir